Assim como em 2023, tivemos o privilégio de participar na competição internacional Shell Eco-Marathon Europe e Africa 2024, entre 19 e 24 de maio, na categoria “Urban Concept”. Esta competição decorreu no circuito Paul Armagnac, em Nogaro, França.
A epopeia da nossa equipa começou dia 18 de maio, um sábado, em que a delegação escolhida para representar o TFC começou a sua grande viagem até Nogaro, França. Esta só terminou no dia seguinte. Segunda-feira foi dia de trabalho árduo para a delegação. Durante grande parte do dia foram realizados diversos ajustes, tudo no âmbito de preparar o carro para o desafio que não conseguimos superar na edição anterior: a inspeção técnica, que . Resilientes, os membros persistiram e, após longas horas na fila de espera, finalmente chegou a nossa vez de provar o nosso valor e superar esta etapa.
Terça foi um dia decisivo. Após uma revisão completa da parte mecânica e aprovação desta no dia anterior, foi a vez do trabalho dos departamentos de hidrogénio e eletrónica serem postos à prova. Foi naquele momento, que depois de cinco anos de esforço, de tanto suor e lagrimas derramados, recebemos a notícia que o TFC01, passou na inspeção técnica! A própria inspeção foi um desafio com diversos pequenos ajustes a ser feitos na hora, mas devido à extensão do processo, este só foi finalizado no dia seguinte.
Contudo, ainda não era altura de celebrar, pois a pista de testes abriu na mesma tarde. O objetivo da equipa era completar 10 voltas ao circuito e, para tal, tínhamos cinco tentativas; a equipa que completasse estas voltas de forma mais eficiente ganharia. No entanto, logo nos testes, problemas vieram à superfície e o carro não conseguiu completar 10 voltas seguidas. Foram feitos ajustes, erros corrigidos e o carro aliviado de peças não vitais, mas, apesar de tudo isto, o resultado permaneceu inalterado e as primeiras três tentativas foram realizadas sem sucesso. As restantes equipas, os nossos supostos rivais, apoiaram-nos e partilharam connosco a experiência que só uma equipa com bastantes anos de experiência possui. Graças a este indispensável apoio, conseguimos fazer ajustes e corrigir erros que nunca poderíamos descobrir sozinhos. Apesar de tudo, o esforço veio tarde demais e 2 tentativas com o mesmo resultado marcaram o fim da nossa estadia.
No próximo ano voltaremos de cabeça erguida e prontos para lutar pela vitória. Agradecemos aos nossos patrocinadores e parceiros pelo apoio e por embarcarem nesta viagem connosco, bem como aos amigos feitos em outras equipas que nos apoiaram no nosso momento mais difícil