Departamento de Sistemas Autónomos
O departamento de sistemas autónomos nasceu com a intenção de mudar o paradigma do TFC na área de IA e autonomia em mobilidade sustentável, algo que hoje em dia é altamente investigado por todo o mundo.
O departamento é composto por 3 sub-departamentos:
– Sensores: responsáveis por captar informação referente ao ambiente. Neste sub-departamento pretende-se desenvolver software e hardware capazes de obter da forma mais precisa possível informação que poderá ser útil para o carro;
– Atuadores: área mais direcionada a mecânica e eletrónica, já que esta engloba tudo o que sejam componentes do carro que permitem este atuar sobre o ambiente que o envolve.
– Solver: o “cérebro” do carro autónomo. É a área em que se cria software com a intenção de obter dados vindo dos sensore, avaliar qual será o melhor passo a se desenvolver a partir da informação captada, e atuar no ambiente via os atuadores. Esta área está intimamente ligada a IA, já que serão implementados algoritmos que pretendem fazer as melhores decisões possíveis, tendo em conta a informação que o carro capta e os limites dos nossos atuadores.
Até ao final de julho pretendemos ter todos os componentes que permitem um carro ser autónomo instalados no TFC01.