O TFCamões (anteriormente TFC01) foi o primeiro protótipo desenvolvido pelo Técnico Fuel Cell. O protótipo, movido a hidrogénio, iniciou-se em 2021 e entrou em fase de produção em 2023, sendo apresentado oficialmente no Rollout TFC01, em março de 2024.
Leia a notícia completa aqui.
Inspirado na forma mais aerodinâmica da natureza – a gota de água – o design do TFCamões destaca a importância da aerodinâmica, um dos fatores que mais contribuem para a eficiência energética. Apesar de ser o primeiro protótipo da equipa, o TFCamões integra sistemas avançados, como suspensão double wishbone, travagem hidráulica e diversas peças produzidas internamente pelos membros.
Competiu pela primeira vez na Shell Eco-marathon em 2023, em Nogaro, França, regressando em 2024 para conquistar o 6.º lugar na categoria de Hidrogénio. Após essa edição, iniciou-se a transformação do TFC01 no TFCamões — um protótipo totalmente autónomo. Em 2025, voltou a competir, desta vez na Polónia, nas categorias Autónomo e Elétrico.
O TFCamões representa o empenho de dezenas de alunos que transformaram conhecimento em prática, superaram desafios e deram início à história do Técnico Fuel Cell.
Especificações TFCamões:
Câmara ——————————— Zed 2i
Processamento de Dados —– Jetson AGX Orin
Algoritmos —————————- YOLO, SAM, SLAM
Software —————————— ROS2, C++
Potência ——————————- 1 kW
Fonte de Energia —————— Bateria Elétrica 1 kW 48V 20A

